Pesquisar este blog

27 de outubro de 2010

Viagem Literária IV

 

26102010693

Nesta Terça Feira , dia 26 a Biblioteca Municipal recebeu o escritor Menalton Braff como parte do projeto Viagem Literária.

O escritor, autor de obras como “Antes da meia noite” e “No fundo do quintal”, está lançando o livro “Mirinda”, e atendeu a um público atencioso e interessado pelo seu trabalho, confirmando a importância e o sucesso do trabalho.

26102010688

A Diretora do Depto de Cultura e Turismo Flávia Mamede, e o Prefeito Dr. Gutemberg Adrian de Oliveira receberam o escritoe Menalton Braff, que gostou muito da calma e tranquilidade da cidade de Aguaí.

26 de outubro de 2010

Vado interpreta Navio Negreiro em Aguaí

vado acorrentado caido

Há mais de 35 anos Vado interpreta a obra maior de Castro Alves, “Navio Negreiro”. O Ator mescla sua fala com declamações de poesia e as interpretações que faz. A carreira do ator começou em 1971, quando fez a primeira adaptação de “Navio Negreiro”, para depois escrever e dirigir suas próprias peças e livros, até virar seu próprio empresário. Sua veia artística e vigorosa o faz um ator dramático, criativo, com uma expressividade singular. Apesar de sua dramaticidade e exotismo no jeito de ser, seus olhos denunciam suavidade, harmonia, calma e sabedoria, características de quem conseguiu sobrepor aos dramas da vida fazendo dela um verdadeiro roteiro onde expressa sua dramaturgia genuína. Vado interpreta de forma tão real, tão vívida, tão emocionante, que parece estar vivendo naquela época, e entre gestos, lágrimas e sua voz potente, mostra um pouco do que foi o sofrimento de sua raça.

O ator, sensitivo, conta que em um de seus encontros com Chico Xavier, buscou pela presença de Castro Alves, que ele sente ao seu lado, dando-lhe força nos instantes difíceis de sua carreira, estimulando-o a prosseguir na sua missão de levar aos palcos – principalmente aos estudantes – uma das maiores obras da Literatura Brasileira.

O artista de formação na Broadway, USA, que interpreta “Navio Negreiro” em várias línguas, estará se apresentando em nossa cidade no dia 11 de novembro de 2010 às 10:00 hs e às 20:00 hs no auditório da escola Joaquim Giraldi. Quem deixar de vê-lo, com certeza terá perdido uma grande oportunidade de ver em cena um dos maiores artistas brasileiro, interpretando uma obra de nossa literatura.

Ingressos a preços populares.

Maiores informações na Casa da Cultura Fone: (19)3652-6062

Mais informações sobre o ator: www.vadonavionegreiro.blogspot.com

Projeto Guri inicia as aulas do período da manhã.

projetoguri

A Prefeitura Municipal de Aguaí, por meio do departamento de Cultura e Turismo, informa à população que o projeto Guri inicia esta semana as inscrições para as oficinas de violino, viola, violoncelo, contra baixo acústico, flauta, clarinete, saxofone, percussão, trompete, trombone, eufônico e coral.

As inscrições podem ser feitas na sede do projeto na Terça Feira ( 02/11) e na Quinta Feira (04/11) das 08h as 11h e das 14h as 17h na Praça Governador Carvalho Pinto s/n (ao lado da Biblioteca Municipal).

Mais informações : 36524211

25 de outubro de 2010

Biblioteca recebe novos livros

A Biblioteca Municipal recebe coleção de volumes produzidos pelaequipe do PROIN, que trabalha junto ao Arquivo do Estado de São Paulo.

A Série Inventário DEOPS foi criada em 1996 como um instrumento de apoio aos pesquisadores interessados em consultar o acervo da Polícia Política do Estado de São Paulo, sob a guarda do Arquivo do Estado: os prontuários do FUNDO DEOPS. São 12 volumes que abrangem temas importantes da história de nossa cidade, como por exemplo a imigração de italianos, japoneses e alemães, e ainda a perseguição política no interior paulista.

Alguns dos títulos recebidos são “O Perigo Amarelo em tempos de Guerra”, “ Geopolítica do controle - O despertar do campo” e “Na boca do sertão: O perigo político no interior de São Paulo”


Clique aqui para conhecer mais sobre o PROIN – Projeto integrado Arquivo/Escola.



21 de outubro de 2010

Postos de coleta recebem materiais recicláveis para produção de decoração de Natal.

 

garrafas-pet1

A Prefeitura de Aguaí, por meio do Departamento de Cultura e Turismo e do Departamento de Promoção Social estão dando início a uma campanha para arrecadar garrafas pets recicláveis e caixas de leite longa vida, para serem utilizadas na confecção da decoração natalina da cidade. A arrecadação acontecerá a partir do dia 25 de outubro até 19 de novembro de 2010. O uso de garrafas recicláveis na decoração de Natal foi implantado no município no ano passado com grande sucesso e aprovação popular. Por essa razão, a prefeitura quer dar continuidade à iniciativa neste ano, inclusive ampliando o número de peças decorativas.

Além das garrafas pets, os organizadores utilizarão também caixas de leite longa vida.

Para arrecadar os materiais necessários, o departamento conta com a colaboração da população, que pode doar as garrafas e caixinhas. Para receber esses materiais, foram implantados pontos de coleta em órgãos públicos e em estabelecimentos comerciais. Esses pontos estão instalados na Prefeitura Municipal, Departamento de Cultura e Departamento de Promoção Social.

As garrafas recicláveis podem ser de qualquer cor. No caso das caixas de leite, os organizadores orientam para que as pessoas lavem o material, enxaguando internamente antes de entregar nos pontos de coleta.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, a montagem da decoração será feita pelo Departamento de Promoção Social, por meio das senhoras do Grupo Feliz Idade, com orientação de voluntários.

Mais Informações: 19-36526062

20 de outubro de 2010

Encontro de Regionalização do Turismo

 

19102010598

A diretora de cultura, Flávia Verdade Mamede participou no dia 19 de outubro do Encontro de Regionalização do Turismo do Estado de São Paulo que aconteceu em Brotas/SP.

19102010582

A proposta do programa feita pelo Ministério do Turismo visa o incentivo e fomento ao turismo brasileiro. Com base nisso, o Sindepat (Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas) firmou convênio com o Ministério para a realização de 15 encontros, que foram promovidos, durante o ano em cidades do interior de São Paulo.

20091009_sp

Essas reuniões tiveram como principal objetivo a mobilização dos representantes de cada município visando o envolvimento no processo de regionalização do turismo.

No encontro foram levantados propostas para o fortalecimento do processo de desenvolvimento turístico, cada região desenvolveu metas que serão aplicadas até 2012. Aguaí faz parte da região Café com Leite composta por 17 cidades, são elas: Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

Oficina de Teatro

 

19102010601-1

O Departamento de Cultura e Turismo em parceria com a Oficina Guiomar Novaes e Secretaria de Cultura do Estado trouxe para Aguaí uma oficina de teatro voltada para educadores.

A idéia de desenvolver esta oficina, surgiu em reunião no início do ano entre a Diretora de Cultura Flávia Verdade Mamede e as coordenadoras da rede municipal que buscavam formas de trabalhar atividades culturais na rede, o segmento teatro foi escolhido por sua amplitude de englobar várias artes em si mesmo.

A oficina teve inicio no dia 19 de outubro e terá duração de dois meses , a ministradora do curso Xica Fonseca de São João da Boa Vista ficou entusiasmada com a disposição e comprometimento das participantes

Arte na Praça

 

16102010574

O Projeto Arte na Praça, promovido pelo Depto de Cultura e Tusrimo atraiu bastante gente Sábado a noite pra curtir o som eletrônico do Dj Regis.

outubro 20101

16102010573 

Dj Régis ao lado de Flávia Mamede, diretora do Depto de Cultura e Tursimo

18 de outubro de 2010

Encontro de Santos Reis

 

280

Neste domingo, na pequena cidade de Itobi aconteceu o Encontro de Santos Reis, que reuniu companias de diversas cidades, como Caconde e Brotas.

Com o apoio da Prefeitura, a Compania de Aguaí, liderada pelo Professor Paulo, que é Delegado estadual da cultura, percorre o estado nos encontros e também esteve presente.

O encontro de Reis é patromônio cultural imaterial de nossa sociedade e Aguaí ajuda a celebrar essa tradição. Confira as imagens.

174

268

189

15 de outubro de 2010

Exposição na Câmara

 

DSC_0005

Durante o mês de Outubro, a Câmara dos Vereadores estará recebendo obras da artista aguaiana Neusa Evangelista. Paisagens e natureza morta são temas da autora, que dá aulas de pintura em sua Escola de Arte, na R. Legaspe, 158. Para mais informações, o telefone é 3652-1087.

DSC_0001

DSC_0004

DSC_0002DSC_0003

14 de outubro de 2010

Arte na Praça





















Neste sábado a partir das 20:30 horas o Departamento de Cultura e Turismo convida a todos para curtir o som do Dj Regis e Dj Bruno, que irão tocar o melhor da música eletrônica.



O evento vai ser na Praça ! Traga sua turma para curtir.

Viagem Literária – Módulo IV

 

MenaltonBraff II

No dia 26 de outubro às 15:00 horas a Biblioteca Pública receberá o escritor Menalton Braff.

Público-alvo: adulto, público espontâneo, escolar acima de 16 anos.

Natural de Taquara-RS, Menalton Braff é graduado em Letras e pós-graduado em Literatura Brasileira pela Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo. Vive atualmente em Serrana-SP, onde leciona, escreve uma coluna para a retransmissora da rede Globo da região, ministra palestras e se dedica à produção literária. Autor de 14 livros, conquistou o Prêmio Jabuti em 2000 com a antologia de contos À Sombra do Cipreste, foi menção honrosa do prêmio cubano Casa de Las Américas 2009 e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2008 com a obra A Muralha de Adriano (2007). Seus livros mais recentes são o romance Moça com chapéu de palha (2009) e a novela juvenil Copo vazio (2010). Já estão no prelo Mirinda, história infantil, No fundo do quintal, romance juvenil, e Bolero de Ravel, romance, os três com previsão de lançamento para este segundo semestre de 2010

Nesse encontro, o autor abordará o livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Com relação à obra de Menalton Braff, recomendamos a leitura de A Muralha de Adriano.

12 de outubro de 2010

Festa das Crianças

DSC_0186

A Festa das Crianças, no feriado do dia 12 foi um sucesso! Um belo dia de sol e o Ceasinha ficou lotado!! As apresentações dos grupos de dança agitaram a galera, enquanto papais e mamães levavam os pequenos para bagunçar nos brinquedões infláveis.O Departamento de Cultura e Turismo, e o Departamento de Esportes, Recreação e Lazer agradecem a todos que participaram e contribuiram para o evento.

Agradecemos ao pessoal do Grupo Brás e tambem as academias que deram um verdadeiro espetáculo em nossa cidade : Alvo Sports, Estudio C, Cia de Dança Jerusa Tenório, Jackeline Rominho e o grupo Provokants.

DSCF0597DSC_0178
A primeira atração foi o Coral da Melhor Idade, que estava bem afinado e interpretou canções do tempo da saudade…
DSC_0166

Assista abaixo a apresentação da Alvo Sports






DSCF0564
DSC_0194



























8 de outubro de 2010

Festa das Crianças

dia-das-criancas

No dia 12 de Outubro, traga seus filhos para comemorar o Dia das Crianças no Ceasinha!

O Depto. de Cultura e Turismo em parecria com o Depto.de Esporte, Recreação e Lazer vai realizar a festa com varios eventos, a partir das 9 da manhã.

Vai ter brinquedos infláveis e gincanas pra garotada.

A partir das 13h, vai rolar apresentação de grupos de dança da cidade e do Coral da Melhor Idade.

Irão se apresentar os grupos da academia Alvo Sports, Studio C, CIA de Dança Jerusa Tenório e o grupo B-Boys Aguaí. Também irá se apresentar o Grupo do Departamento de Esporte.

Traga sua família e divirta-se nesse feriado!

7 de outubro de 2010

Encontro de Gestores de Cultura

 

dsc06446

No dia 04 de outubro a Secretaria de Cultura Flávia Verdade Mamede participou do encontro de Gestores Culturais que aconteceu no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Na reunião foi apresentado dois projetos de capacitação direcionadas a cidades que fazem parte do projeto Viagem Literária, são eles:

Projeto “Brincar” direcionado para capacitação de educadores e voluntários que atuam com crianças para aprimoramento das suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas;

Projeto “Entre na Roda” que visa formação de orientadores de leitura para que atuem em escolas e na comunidade, estimulando o gosto pela leitura e desenvolvendo as capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos.

“O projeto é muito bem vindo para Aguaí, ações como esta são essenciais não só para o aprimoramento do profissional como também para a melhoria da qualidade intelectual da população”, disse Flávia em conversa com Egle uma das palestrantes da Fundação Volksvagen do Brasil.

Os projetos foram desenvolvidos pelo Cenpec -Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e a Secretaria de Cultura do Estado de SP- e Fundação Volkswagen

6 de outubro de 2010

Novos livros para Biblioteca


DSC_0049


O Município de Aguaí recebeu esta semana 86 livros doados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão que tem como missão promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.

De acordo com Jessé Chahad, responsável pela solicitação da doação, foram enviados dois conjuntos de 43 livros cada, sendo um para o acervo da Casa da Cultura e outro para a Biblioteca Municipal. “São livros ligados à área da conservação do patrimônio e práticas culturais brasileiras”, informou Jessé.

O material inclui guias de educação patrimonial e sinalização turística, manuais técnicos, coletânea de leis sobre patrimônio, pesquisas, documentações e coleção de imagens, além de revistas e séries de preservação e desenvolvimento.

O prefeito Dr. Gutemberg, juntamente com a diretora de Cultura e Turismo, Flávia Mamede, esteve na Biblioteca e conheceu o material recebido pelo município. “Trata-se de um material muito útil tanto para o Departamento de Cultura e Turismo quanto para toda a população, que poderá consultá-lo por meio da biblioteca da cidade”, afirmou.

5 de outubro de 2010

Dia do Idoso

 

DSC_0063

No dia 1 de Outubro, o Dia do Idoso foi comemorado com evento realizado no Ginásio Domingão. Além de serem presenteados com flores e mudas de plantas, o pessoal da melhor idade assistiu palestras, com temas como o “Estatuto do idoso”, e “Hipertensão e Diabetes”.

O Prefeito e médico Dr. Gutemberg deu uma palestra sobre doenças coronárias, e o Prof. de Educação Física Ricardo Espina falou sobre atividades físicas na terceira idade.

Após as palestras, houve a confraternização, com aulas de ginástica, yoga. A festa terminou com um bailão de forró, ao som do DJ Tatuzinho.

DSC_0077

Coral Municipal convida!

 

2

A Associação Coral de Aguaí tem o prazer de convidar a todos os para a Mostra Musical do Ponto de Cultura, com o tema “Reviver a Cultura em Aguaí”.

As apresentações da Mostra CMA e Projeto Guri irão acontecer nesta Quinta Feira (7/10) as 17:30 no Auditório da Escola Joaquim Giraldi ( entrada pelo portão lateral, R. 7 de Setembro )

Todos seão muito bem vindos !

1 de outubro de 2010

Blog da Cultura é notícia.

 

not_32204d1d7bf6 

Saiu no site da Prefeitura de Aguaí, notícia sobre o lançamento do Blog do Departamento de Cultura e Turismo de Aguaí. A equipe ficou muito feliz com o resultado do trabalho. Clique aqui para conferir a matéria divulgada no site.