Pesquisar este blog

29 de junho de 2011

Projeto Guri Encanta na Camara Municipal


Os alunos do Projeto Guri, pólo de Aguaí, realizaram na sexta-feira, dia 16, um concerto de inverno nas dependências da Câmara Municipal. Com cerca de uma hora e meia de duração, o concerto contou com a participação de 82 alunos, o maior número desde que foi realizada a primeira apresentação, em 2007, marca que os coordenadores esperam superar em dezembro, quando ocorrerá a apresentação de final de ano.


Com o plenário completamente lotado, os alunos encantaram o público com as composições Brilha, brilha estrelinha, Silêncio, Marcha Nupcial, Maria Maria, Crow of Glory, Meteoro, Como é grande o meu amor por você e seleção de canções do livro Suzuki.

Presente no evento, o prefeito Dr. Gutemberg parabenizou os alunos pela dedicação à arte da música. O prefeito tem sido um dos grandes incentivadores do Projeto Guri na cidade. Em sua administração, o pólo passou a funcionar em novas instalações, no Centro Cultural, e o número de vagas disponibilizadas dobrou, com abertura de um novo período para aulas. O projeto oferece cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeira, sopro e percussão. Atualmente o pólo atende aproximadamente 276 alunos nos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, clarineta, flauta, saxofone, trompete, trompa, trombone, euphonium, percussão e canto coral.

27 de junho de 2011

Centro Cultural recebe DVD´s da Cia São Paulo de dança

2902_6693

A São Paulo Companhia de Dança foi criada em janeiro de 2008 pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Em 2011, integrando as ações do Secretário Andrea Matarazzo e com o objetivo de fortalecer o intercâmbio com o interior, a SPCD além de levar os espetáculos a 14 cidades do Estado, procura ampliar o diálogo com as comunidades oferecendo às bibliotecas públicas, em parceria com a UBL - Unidade de Bibliotecas e Leitura, kits contendo material produzido pela Companhia, com o objetivo de proporcionar a todos um maior relacionamento com o universo da dança.

O material contém : 1 Box Figuras da Dança 2010, 1 Box Figuras da Dança 2009, 1 DVD Canteiro de Obras 2010, 1 DVD Canteiro de Obras 2009, 7 Programas de Sala variados, 2 Folders Infantis, 1 Livro “Primeira Estação” e 1 Livro “ Sala de Ensaio.

Os DVD´s estão disponibilizados na Biblioteca do Centro Cultural e são de livre acesso à população, basta ter cadastro na Biblioteca.

Quem quiser fazer o cadastro basta fornecer nome, endereço, telefone e um documento.

22 de junho de 2011

Cine Parede exibe Saneamento Básico

 

454

É no dia 1 de Julho, as 19:00h no Centro Cultural Biblioteca. Participe!

   Os moradores da fictícia Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na Serra Gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável em fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária do prefeito reconhece a necessidade da obra, mas informa que não há verba para realizá-la.

   Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$10.000 para a produção de um filme. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um filme sobre a própria obra. Porém, a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do filme, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme barato, que conta a história de um monstro que vive nas obras de construção de uma fossa.

21 de junho de 2011

Iº UNICAP Encontro de Capoeiristas Unidos Pela Capoira

DSC07728 

O evento teve inicio as 09h00min da manhã do dia 12 de Junho  no Ceasinha com uma peça teatral sobre os escravos sendo libertado com roda para os Professores e Mestres e rodas para os alunos.

Logo após o almoço teve inicio ao batizado dos alunos que receberam os cordões com suas respectivas  cores e significados

 8ª Corda do 2ª estagio cor azul e vermelha: A libertação do negro mais ainda sofrendo opressão social.
 
DSC07485

 7ª Corda do 1º estagio cor azul : O escravo libertado pela lei áurea. 

6ª Corda azul e amarelo: Alguns escravos compram sua liberdade.

5ª Corda amarela: O escravo garimpando para comprar sua liberdade.

4ª Corda verde claro e amarelo: Os escravos usando a capoeira para fugir dos capitães do mato.

3ª Corda verde escuro: Os escravos tentando buscar sua liberdade mas ainda escondido na mata.

2ª Corda verde claro e verde escuro: Enquanto trabalhava o escravo pensava em sua liberdade.

1ª Corda verde claro: O escravo trabalhando na lavoura.

DSC07444

Compareceram ao evento grupos de Descalvaldo, Casa Branca Itobi, Mogi Guaçu, e Poços de Caldas.
O evento também arrecadou 40 kilos de alimentos que foram doados ao asilo municipal de Aguaí e teve total apoio da Prefeitura. Parabéns ao grupo Unidos da Capoeira de Aguai pela realização deste evento.


17 de junho de 2011

O Caminho da Fé de Aguaí à Aparecida Completa um ano dia 19 de Junho

   
 O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo os necessários pontos de apoio.A idéia da sua criação ocorreu após um dos organizadores percorrerem por duas vezes o conhecido caminho espanhol.
ASSOCIAÇÃO
No dia 15/08/2003 foi criada a Associação dos Amigos do Caminho da Fé com sede na cidade de Águas da Prata/SP composta por um Conselho Deliberativo representado pelos prefeitos e uma Diretoria Executiva que presta serviços voluntários.
Trecho Aguaí – São João


Aguaí associou-se ao caminho como ponto de partida em 19/06/2010 ramal Aguaí - São João. Partindo de Aguaí, o peregrino percorre 22km até São João da Boa vista e passa  por mais  13 cidades e 5 distritos até chegar a basílica de Aparecida.


CREDENCIAL
A credencial, documento fornecido no local de inicio da peregrinação. Em Aguaí é emitida na pousada Cantinho da Sereia, fone (19) 3652-5358 aberto 24hrs é indispensável para quem quer fazer o caminho, pois só com o carimbo de todas as cidades a qual passou, o peregrino recebera um certificado de participação, mas o trajeto tem que ser feito a pé ou de bicicleta.
Objetivo do caminho para quem se propõe a percorrê-lo
Momento de reflexão e fé, Saúde física e psicológica Passeio, turístico ecológico já que o caminho tem a maior parte na Serra da Mantiqueira, atravessando vilarejos, serras e bosques, pelo estado de São Paulo e Minas Gerais.Seguindo sempre as setas amarelas, em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e  de diferentes partes do mundo.



12 de junho de 2011

Clóvis Bulcão no Viagem Literária em Aguaí

 

DSC_0003

Foi na quinta feira, dia 16 de junho, a visita do escritor Clóvis Bulcão a Aguaí. O público adorou as histórias do escritor e o bate papo durou mais de duas horas

Clovis Bulcão é escritor e historiador formado na PUC do Rio. O autor escreveu  A Quarta Parte do Mundo. O livro é um relato sobre a chegada dos primeiros templários ao Brasil, no século XIV .O trabalho inspirou a série de documentários Brasil – A quarta parte do mundo.

DSC_0006

Entre outras obras de destaque, podemos citar as duas biografias, Leopoldina – A Princesa do Brasil e Padre Antônio Vieira, um esboço biográfico,  e o sensacional volume Pequeno dicionário de personagens da literatura brasileira, que reúne personagens relevantes do século XIX e XX no Brasil.

DSC_0001

Clóvis Bulcão também escreveu um livro para o público infantil, em parceria com sua irmã Márcia. Noel, o menino da vila foi lançado em agosto de 2010 e foi baseado em fatos da infância de Noel Rosa, um dos mestres do samba brasileiro.

DSC_0009

O papo fou super descontraido e o pessoal aproveitou para tietar o escritor, que contou várias de suas experiências, com muito bom humor e dinâmica, que tornou o evento agradável e prazeroso.

DSC_0011

DSC_0014

10 de junho de 2011

Leitor Viajante

 

viagen

No Projeto Leitor Viajante, os amigos do Centro Cultural Biblioteca de Aguaí terão a chance de conhecer o primeiro museu dedicado a Lingua Portuguesa. As inscrições são gratuitas e para participar você deve ser um leitor ativo e participante da Biblioteca.

A viagem será no sábado , dia 16 de Julho e as vagas são limitadas. Quem tiver menos de 12 anos só poderá ir acompanhado dos pais ou responsável. Participe de mais essa iniciativa do Centro Cultural Biblioteca!

Para maiores informações, ligue 3652 - 4211