Pesquisar este blog

27 de setembro de 2011

Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo

Dia 27 de setembro é celebrado o dia Mundial do Turismo e do Turismólogo ( Bacharel em Turismo)

O nome parece estranho, mas a profissão está em alta no mercado. Ela é ideal para quem não gosta de rotina, adora viajar, tem iniciativa e determinação, gosta de lidar com o público, estudar idiomas e outras culturas.
clip_image002
O curso tem duração de quatro anos. Nesse percurso, o aluno estuda disciplinas básicas como filosofia, sociologia, história, português e geografia. A partir do 3º semestre, há aulas de gestão geral, administração financeira, patrimônio, recursos humanos, alimentos e bebidas, dentre outras. O estágio é obrigatório e inicia-se a partir do 6º semestre.

O Turismólogo é responsável pela pesquisa, planejamento, organização, promoção e divulgação de atividades ligadas ao turismo. É ele quem estuda, descobre, organiza e desenvolve projetos de passeios e viagens, podendo atuar, segundo Valquíria Daher, em “agências de viagens e operadoras, em empresas de eventos, hotéis, resorts ou pousadas, parques temáticos, centros de convenções, transportadoras (ferroviárias, aéreas, marítimas e rodoviárias) e em aeroportos”.

Esse profissional também pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando e conservando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos montando roteiros turisticos de uma cidade a fim de atrair novos investimentos para o setor através do planejamento turístico.

Para quem atua na área, o mais difícil de encarar é a carga horária não regulamentada. Geralmente são 40 horas semanais, mas quem trabalha em hotéis e aeroportos, por exemplo, estão sujeitos a trabalhar por escala, que inclui fins de semanas e feriados, inclusive de madrugada. Guias de turismo, por exemplo, podem trabalhar até no Natal.

MERCADO DE TRABALHO
O Turismo está estável e em expansão devido ao trabalho de planejamento e divulgação de culturas regionais e das paisagens naturais, como praias e reservas florestais, e também devido a realização da copa do mundo de 2014 e olimpiadas em 2016. O ecoturismo e o turismo de aventura crescem num ritmo tão grande que já ultrapassou o crescimento do turismo como um todo e oferece boas oportunidades de trabalho.

Os salários são medidos de acordo com a experiência. Um iniciante, por exemplo, ganha R$1.500. Com cinco anos de experiência e uma boa visão de negócio, o salário pode chegar a R$4.500. Em agências, o turismólogo também ganha comissão de acordo com as vendas.

Mesmo com a crescente oferta de vagas neste setor, o diploma de graduado não é exigido para ingressar nesse ramo. Assim, técnicos em Turismo ou trabalhadores formados em outras áreas disputam o mercado com os graduados. O ideal para se dar bem neste mercado competitivo é investir em especialização e em cursos de idiomas, como inglês e espanhol. Dominar informática é fundamental, pois com a crescente informatização, é possível fechar pacotes inteiros pela internet, o que agiliza o trabalho.

Parabéns a todos os profissionais da área do turismo por terem a coragem,e o privilégio de trabalhar com uma profissão tão honrosa e complexa, mas de suma importancia para o desenvolvimento em todas as esferas de uma sociedade.

Clique nos links para saber a opinião de especialistas que tratam sobre o assunto da regulamentação do profissional. http://www.hoteliernews.com.br/HotelierNews/Hn.Site.4/NoticiasConteudo.aspx?Noticia=66336


Fontes
DAHER, Valquíria. Guia Megazine de Profissões. Rio de Janeiro, Ediouro, O Globo, 2007, p. 136-7.

25 de setembro de 2011

Novos livros e DVDs chegam à Biblioteca

 

DSCN1066

Nesta semana já estarão disponiveis os novos títulos adquiridos pelo Departamento de Cultura e Turismo para incrementar o acervo da Biblioteca Municipal . Os livros mais pedidos pelos sócios, além de best-sellers que há semanas frequentam as listas dos livros mais vendidos no Brasil agora estão prontos para empréstimo.

Em destaque para o sucesso do momento de George Martin, a Guerra dos Tronos, que é chamado de o novo Tolkien, está levando milhares de pessoas às livrarias, batendo recordes de venda no mundo todo. Também foram adquiridos livros educativos, como por exemplo As novas regras da ortografia, que era pedido sempre pelos leitores.

Além dos livros, a Bilblioteca também recebeu 40 novos DVDs para seu acervo. Eles foram conseguidos através de um contato direto com a diretoria do MIS , Museu da Imagem e do Som , em São Paulo, que fez a doação e estuda trazer um ponto do MIS para Aguaí.

DSC_0381

O Prefeito Municipal, Dr. Gutemberg e a diretora do Depto de Cultura e Turismo, Flávia Mamede estiveram no local para conferir a chegada de todas as novidades, e ficaram muito satisfeitos com o trabalho de incentivo à leitura que vem sendo desenvolvido. Dr. Gutemberg afirma que a leitura deve ser incentivada cada vez e mais, e por isso está investindo cada vez mais no acervo da Biblioteca.Vale lembrar que o Prefeito instituiu o dia 12 de Outubro como Dia da Leitura em Aguaí.

Revisteca da Abril chega à Biblioteca

 

DSCN1065

Valeu a pena esperar pela Revisteca, que finalmente chegou na Biblioteca de Aguaí. O Projeto da Editora Abril traz sem custos um acervo de seus principais títulos, que serão renovados a cada tirmestre, deixando sempre opções atualizadas para o leitor.

DSCN1052

Agora o sócio da Biblioteca pode contar com revistas de grande circulação, como a Veja, e a Exame. Revitas de moda e de atualidades, que são frequentemente solicitadas pelos leitores, agora também serão recebidas periódicamente, e sem custos para a admnistração.

21 de setembro de 2011

Cine Parede vai exibir Chico Xavier

No dia 30 de Setembro, mais uma edição do Cine Parede. Desta vez, iremos passar o filme Chico Xavier. Participe, é de graça!

Chico Xavier é uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium Chico Xavier, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Vida conturbada, com lutas e amor. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Fenômeno? Fraude? Os Espíritos existem? Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.”

20 de setembro de 2011

Viagem Literária traz José Santos

014

Novamente o projeto Viagem Literária levou mais de cem pessoas ao Centro Cultural Biblioteca para bater um papo super divertido, dessa vez com o escritor José Santos. José é mineiro, de Santana do Deserto, fundador do Grupo Varal de Poesia e criador da revista D´Lira. O autor ficou muito satisfeito com a quantidade de pessoas presentes, ele que participa pela primeira vez da Viagem, pôde contar a história do processo de criação de diversas de suas obras, como por exemplo os poemas de "O casamento do Boitatá com a Mula sem cabeça".


008

José Santos é autor de livros infanto-juvenis, e agradou a todos com a história de sua vida, e também com jogos de advinhação que fez a galera usar a cuca. A participação de todos foi geral, alunos de diversos colégios publicos participaram da atividade.O escritor adorou a cidade de Aguaí e manifestou a vontade de participar de outros projetos em parceria com o Centro Cultural e com o Departamento de Cultura e Turismo.

024

Agradecemos aos voluntários que nos ajudaram na organização, Denise Romualdo e Allan Celso, que estão sempre juntos o Centro Cultural Biblioteca nos eventos.

15 de setembro de 2011

Viagem Literaria módulo IV


O próximo Módulo do Viagem literaria acontece neste dia 20 de setembro no Centro Cultural Biblioteca  partir das 14:00 horas,e será realizado um bate papo com o Escritor Mineiro José Santos.

José Santos escreve livros para crianças e jovens principalmente de poesias.já publicou dezenas de livros,entre eles estão:  O casamento do Boitatá com a Mula sem Cabeça (2006), Rimas da Floresta(2007)Show de Bola(2010) , além do livro- brinquedo poemas esparadrápicos.

O Centro Cultural Biblioteca fica na Praça Governador Carvalho Pinto Nº 671 Em Frente a ETEC.

Participe!! Entrada Franca.

1 de setembro de 2011

Centro Cultural Oferece Oficinas Gratuitas.

oficina-cultural
O Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com o Centro Cultural Guimar Novaes, de São João da Boa Vista traz de maneira inédita em Aguaí, oficinas culturais gratuitas para a população. As oficinas serão realizadas no Centro Cultural. São apenas 20 vagas para cada oficina. As inscrições serão feitas no Centro Cultural Biblioteca. Corra para garantir a sua vaga!

As oficinas serão de Fotografia Básica, História e Quadrinhos, Elaboração de projetos culturais e Contação de histórias para educadores.

O Centro Cultural fica na Praça Gov. Carvalho Pinto, em frente ao Correio.
Confira a programação clicando aqui.