Pesquisar este blog

23 de abril de 2012

Ponto MIS ( Museu da Imagem e do Som)

Produção nacional para o público Infanto-Juvenil e Adulto

Aguaí se tornou ponto MIS ( Museu da Imagem e do Som) no ano de 2011 com exibição de filmes, este ano a programação terá além de filmes atrações como: Oficinas, Bate Papo com os diretores e exposição de Artes.

A programção deste ano ,começa dia 27 abril Sexta feiras as 18:00 horas com bate papo com o Diretor após o filme a exibição será, o longa metragem os Xeretas do diretor Michael Ruman.

Participe a entrada é franca!


Sinopse do filme:
Ano 2001, 90 min
Classificação: Livre

Os Xeretas encontram uma menina com um simbolo tatuado, e descobrem que ela faz parte do povo Aleph. Para retornar ao seu mundo, ela precisa de um medalhão, que é a chave dos portais. Os Xeretas resolvem ajuda-la, indo a busca dos ladrões que roubaram o medalhão que estava em um museu de São Paulo. Aventura e diversão garantidas.

Biografia do Diretor: Michael Ruman,é graduado em Cinema e Publicidade pela ECA-USP. É diretor, montador, roteirista e produtor de cinema e tv. Dirigiu as series, 9MM CUJJ, Os Xeretas, Participou de 10 longas e 30 curtas, com mais de 15 premeios. Destacam-se Ilha Ra-Tim-Bum, Eliana em o Segredo dos Golfinhos, Amazon Forever e no Coração dos Deuses.

19 de abril de 2012

Dia do Índio

História do Dia do Índio, comemoração, 19 de abril, criação da data, cultura indígena.

indio

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras

11 de abril de 2012

Parceria entre os Ministérios do Turismo e da Educação, para a qualificção profissional.

A qualificação profissional é uma das principais ações do governo federal para transformar a Copa do Mundo da FIFA de 2014 no maior evento de todos os tempos. Preparar nossos trabalhadores para atender com qualidade e competência aos visitantes é o que fortalecerá a imagem do país como destino turístico ideal para todos os públicos.

copa
Com o objetivo de organizar esse trabalho, o Ministério do Turismo se uniu ao Ministério da Educação para levar o Pronatec ao segmento turístico. Serão 40 mil vagas por semestre, oferecidas pelo ‘Pronatec Copa’, que vai capacitar quem já trabalha com turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor. Serão 32 atividades ligadas ao receptivo turístico, além dos cursos de inglês, espanhol e libras. Os participantes também receberão auxílio estudantil, entre alimentação e transporte.
Ao todo, até a Copa de 2014, serão 240 mil vagas ofertadas pelo Sistema S (Senac, Sesc, Sesi e Senai) e instituições federais de educação profissional. Elas serão abertas para as 12 cidades-sede da Copa, entorno e destinos de visibilidade internacional. Com uma mão de obra qualificada, a Copa de 2014 já tem um vencedor: O turismo brasileiro.

Para saber quais cursos estão disponiveis clic no link abaixo: http://pronateccopa.turismo.gov.br/pronatec/hotsite/cursos.html

9 de abril de 2012

Quadrinhos

Estão disponiveis no Centro Cultural Biblioteca de Aguai, coleção completa de Homem Aranha, X Man e Wolverine. As revistas são de  formato Americano e foram produzidas entre 2004 e 2009, pra você que é fã de HQs vale a pena conferir, é so se cadastrar no centro cultural e sair lendo.!

revista