A ‘ROTA DAS CAPELAS’ nasceu com o propósito de, num roteiro de fé e devoção, unir 6 municípios de São Paulo e Minas Gerais. Idealizada pela advogada, jornalista e peregrina veterana Arlene Padrão, guaçuana radicada em Aguaí, a mais nova rota de peregrinação do Brasil ligará, por estradas vicinais, as cidades de Aguaí (ponto inicial do caminho), o bairro rural de Santa Luzia, em Espírito Santo do Pinhal e Santo Antonio do Jardim e Andradas, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas.
Com um trajeto de 94 km, demarcado no dia 12 de março de 2005, sinalizado com flechas de cor laranja e placas indicativas, os peregrinos encontram cerca de 30 capelas, algumas bem antigas e cada qual com seu estilo e sua história..
O Departamento de Cultura e Turismo de Aguaí, através da Diretora Flávia Verdade Mamede, o Turismólogo Ronaldo Romualdo e Arlene Padrão se reuniram com as cidades que fazem parte do percurso afim de realizar ações para que a rota seja legalizada nos moldes das determinações do Ministério do Turismo, isso inclui a criação de uma associação para o gerenciamento da rota.
O objetivo da rota é desenvolver o turismo local e divulgar as cidades participantes para todo o País como alternativa turístico-cultural-religioso e esportivo ,atraindo peregrinos de todos os cantos do Brasil.