Pesquisar este blog

4 de setembro de 2012

VII Encontro de Folia de reis e Gongadas de Aguaí

O  VII Encontro de Folia de reis e Gongadas de Aguaí, acontece nodia 16/ 09/2012 no ceasinha. Contara com a presença de 20 compahias, oriundas do estado de São Paulo e Minas Gerais.O evento é realizado pelas Compahias Aguainas Congada Azul e Compahia dos 3 poderes, tem o Apoio do Departamento de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal de Aguaí.

A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Cartaz (Encontro de Cia de Reis e Congadas)

Baseado nessa argumentação, a Folia de Reis teria vindo ao Brasil no século XVI, cerca do ano de 1534, trazido pelos Jesuítas, e servindo como um instrumento na catequização dos índios e, posteriormente, dos negros escravos.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.

Pretigie a entrada é franca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário