Pesquisar este blog

20 de setembro de 2010

Tombamento Histórico da Casa da Cultura

 

019

Projeto de Lei do vereador Amauri Dutra dos Santos, aprovado pelo pelo Legsilativo aguaiano,foi promulgado pelo prefeito Dr. Gutemberg Adrian de Oliveira, declarando o tombamento do sobrado onde está sendo reinstalada a Casa da Cultura. Além de declarar o tombamento, a Lei também deu nome a casa.

Segundo a Lei, fica considerado como de valor histórico e cultural, para o município de Aguaí, o imóvel pertencente à municipalidade situado na Rua Major Braga nº 442, Centro.

O imóvel de que trata o artigo anterior, passa a denominar-se “Casa da Cultura de Aguaí Dionysio Castello” e não poderá, em nenhuma hipótese, ser demolido, mutilado ou ter suas finalidades utilizadas para atividades desviadas do setor cultural.

As reparações, pinturas e restaurações somente serão permitidas desde que sejam obedecidas as diretrizes concernentes à higiene, segurança, conservação e originalidade do projeto e de seu estilo arquitetônico.

O Executivo Municipal providenciará a inserção do bem imóvel descrito na Lei, no Registro de Tombamento do Patrimônio Histórico e Artístico, junto às instancias Estadual e Federal.

O vereador Amauri, criador da Lei, disse ao O Imparcial, que “ somente resgatando os valores culturais de nossa cidade, poderemos mostrar respeito aos aguaianos que lutaram pela cultura e pela historia de nossa cidade, referindo-se ao saudoso Dionysio Castello, um batalhador pela cultura aguaiana e que agora poderá assistir lá do céu a concretização do seu sonho, com a criação do museu aguaiano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário