O pessol da Bate Branco produções está fazendo um documentário sobre o Projeto Histórias de Alice. Eles adoraram o novo Blog do Depto. de Cultura e contam também com o nosso apoio. Parabéns pessoal! Clique aqui e confira o trabalho dessa galera.
O pessol da Bate Branco produções está fazendo um documentário sobre o Projeto Histórias de Alice. Eles adoraram o novo Blog do Depto. de Cultura e contam também com o nosso apoio. Parabéns pessoal! Clique aqui e confira o trabalho dessa galera.
O quarto módulo do Viagem Literária vai trazer para Aguaí o escritor Menalton Braff. Ganhador do prêmio Jabuti, no ano 2000, o escritor vai estar na Biblioteca Municipal no dia 26 de Outubro as 15:30. Participe!
A Prefeitura de Aguaí, por meio do departamento de Cultura e Turismo, conseguiu a ampliação do pólo aguaiano do Projeto Guri – um projeto sócioeducativo que oferece, continuamente nos períodos de contraturno escolar cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.
Atualmente, O pólo Guri funciona com 130 alunos no período da tarde, com oficinas de violino, viola, violoncelo, contra baixo acústico, flauta, Clarinete, saxofone, percussão, trompete, trombone e eufônico. Com a ampliação, serão atendidos mais 120 alunos no período da manhã, duplicando assim o número de vagas.
“Estamos agora aguardando a coordenação do Guri acertar a parte burocrática e informar a data para o início das aulas da nova turma”, informou a diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Flávia Mamede.
Os contatos para ampliação do Projeto Guri na cidade foram ação do Departamento de Cultura, que iniciou as negociações em novembro do ano passado, quando a diretora de Cultura e Turismo esteve em São Paulo, na central do projeto, e em Jundiaí, no pólo regional, afim de viabilizar esta conquista para cidade.
Presente em 301 municípios e atendendo cerca de 40 mil alunos, o Projeto Guri tem como objetivo levar para as crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer o mundo da música e promover a união destes jovens em torno de valores comuns, como a dedicação aos estudos e a importância de uma atitude positiva diante dos desafios. O projeto trabalha com o fundamento de que o reconhecimento desses valores possibilita a ampliação das perspectivas de vida dos alunos e cria condições para o aprimoramento de suas potencialidades.
O escritor Luís Galdino veio para Aguaí em Setembro participar do Viagem Literária. Autor de mais de cinquenta livros, ele recebeu as crianças e bateu um papo sobre sua carreira, sobre literatura e juventude.
A diretora de Cultura e Turismo, Flávia Verdade Mamede, e a funcionária do Departamento de Cultura, Sueli Máximo, participaram da festa do Congo, que aconteceu na cidade de Santo Antônio da Alegria no dia 4 de setembro.
A festa, que carrega em sua história tradição e religiosidade, é mantida por mais de 100 anos, o que garante a permanência e a valorização do folclore no município e região.
Flávia foi recebida por representantes de grupos folclóricos da cidade e pelo Professor Paulo, que trabalha com eventos desse segmento em todo o estado de São Paulo e Minas Gerais.
A visita teve o intuito de intercambiar contatos para dar continuidade ao incentivo aos grupos folclóricos do município. “É importante o resgate da historia e tradições de nosso povo, as crianças que vivem dentro deste ambiente, serão defensoras de nossas heranças culturais” disse Flávia em seu agradecimento aos organizadores.
O município de Santo Antonio da Alegria realiza anualmente diversas manifestações folclóricas e religiosas, como Festa de Santos Reis, em janeiro, Cantoria para as Almas, em março, Festa da Santa Cruz, em maio, Festa do Padroeiro Santo Antônio de Pádua e Festa do Congo, em setembro.
No segundo módulo do Viagem Literária, Aguaí recebeu a visita do ator João Acaiabe, o Tio Barnabé do Sítio do Pica-Pau Amarelo. O ator divertiu centenas de crianças, jovens e adultos com suas histórias que se acomodaram em frente a Biblioteca Municipal.
Em Agosto, Aguaí completou 121 anos, e o Departamento de Cultura e Turismo promoveu a festa de aniversário da cidade com varios eventos integrados.
A banda Virada do Século abriu a festa, que ainda contou com a apresentação das duplas sertanejas Felipe e Rafael, e Lucas e Diego.
Durante o dia, a galera lotou o Parque Interlagos, a criançada pôde curtir os brinquedos infláveis, e brincar pra valer.
Os Doutores da Alegria curtiram junto com a população, que participou da feira de artesanato.
A festa durou três dias, e a animação ficou por conta das bandas Skina, Só Magia, e Pé do Galo. O DJ Kuka com seu som eletrônico finalizou a festa em alto estilo.
Cine Tela Brasil é a primeira sala de cinema do Brasil que anda! Segundo o IBGE, 92 % dos municipios do Brasil não tem uma sala de cinema. Em Aguaí, muitas pessoas tiveram acesso ao cinema pela primeira vez.
O Departamento de Cultura e Turismo de Aguaí conseguiu incluir a cidade no roteiro e participou em Mogi Mirim do lançamento do projeto, que é patrocinado pela Renovias.
Foram exibidos os filmes “O grilo feliz e os insetos gigantes”, “Menino da Porteira”, “A era do gelo 3”, e “As melhores coisas do mundo”
A artista e artesã Sandra Gockos expôs algumas de suas obras no espaço expositivo da Câmara Municipal. Trabalhos de óleo sobre tela retratando natureza morta transpõe toda criatividade da autora para suas obras.
A Copa do Mundo agitou a cidade no mês de Junho, a criançada das escolas municipais produziu diversos trabalhos artísticos que foram expostos na Biblioteca Municipal. Muito colorido e criatividade nos painéis, maquetes e pinturas feitas para torcer para o Brasil na África do Sul.
Em Junho, a Viagem Literária chegou em Aguaí e trouxe na bagagem o escritor Ignácio de Loyola Brandão, autor de livros como “Não verás país nenhum” , e “O beijo não vem da boca”.
O escritor esteve na Biblioteca Municipal e conversou com os alunos sobre sua carreira, a arte de escrever e assuntos ligados à literatura brasileira.
O Festival Nacional da Música aconteceu no Ceasinha e premiou os melhores intérpretes, em três noites de apresentação.
O Festival aconteceu em clima de festa junina, várias barracas com comidas típicas foram montadas. O povo lotou o Ceasinha para participar.
Após um desfile de lindas modelos, foi eleita a Miss Estudantil, que foi homenageada com coroa e faixa, e deu ainda mais beleza ao evento.
O Departamento de Cultura e Turismo de Aguaí consguiu incluir a cidade no Caminho da Fé no mês de Junho. O evento teve inauguração oficial e atraiu aguaianos que percorreram o trecho entre Aguaí e São João da Boa Vista.
O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.
A idéia da sua criação ocorreu após um dos organizadores percorrer por duas vezes o conhecido caminho espanhol. Imbuído do propósito de criar algo semelhante no Brasil, convidou alguns amigos aos quais expôs seus planos, tendo recebido pronta acolhida dos mesmos.
Assim, o trio composto por Almiro Grings, Clóvis Tavares de Lima e Iracema Tamashiro e no princípio ajudado por outros amigos voluntários dentre os quais, a Sra. Aparecida de Lourdes Dezena Cabrelon, deram início aos primeiros contatos com prefeituras e paróquias das cidades por onde passaria a trilha.
No mês de Junho, as fotografias realizadas na oficina Histórias de Alice foram expostas na Câmara dos Vereadores. O público pôde confrir o belo trabalho realizado pelas crianças. Veja algumas fotos.