Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a Câmara Municipal abrigou na noite dos dias 28 e 29 de outubro de 2009, a 1ª Conferência Municipal de Cultura, que teve um dos maiores públicos das conferências realizadas na região.
A conferência contou com a presença do Prefeito Dr. Gutemberg Adrian de Oliveira, o Vice - Prefeito Sr. Luiz Carlos Marreiro, a Coordenadora da rede social do SENAC, Senhora Regina Célia Mazeo, com o representante da Câmara Municipal, Senhor Luiz Carlos Landiva, o representante da ACIA, Senhor Waldomiro Carlos Stipp. No dia 28 a palestrante da noite a professora Camila Bassi Teixeira do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – UNIPINHAL, explicou ao púbico presente os 5 eixos norteadores da Conferência Municipal. No dia 29 foram elaborados propostas para o fortalecimento da cultura local, foram eleitos também os delegados que representaram nossa cidade na Conferência Estadual de Cultura que acontecerá no dia 26 de novembro de 2009. O evento promoveu e fomentou os debates entre artistas, músicos, empresários, produtores e amantes da cultura, valorizando a diversidade das expressões da comunidade e suas opiniões.
Propostas sugeridas:
Eixo 1- Produção simbólica e diversidade cultural
1- Unidade biblioteca móvel com a presença do Departamento de Cultura e Turismo nos bairros para fomentar e organizar as atividades culturais assim criando programas de incentivo a leitura nos bairros.
2- Levantamento dos grupos sócio-culturais visando resgatar a origem e identidade do nosso município.
3- Recuperar o patrimônio municipal denominado “ casa da Cultura” recuperando concomitantemente o edifício e a identidade cultural do município.
4- Criação do Calendário anual de Eventos culturais com o objetivo de trabalhar previamente e organizadamente cada.
Eixo 2 - CULTURA, CIDADE E CIDADANIA
1- Resgatar a auto-estima do município com a criação de mutirões de limpeza, plantio de árvores em praças, resgatando títulos, como a Cidade da laranja, Cidade das Bicicletas etc.
2- Promover a criação de complexos culturais nas escolas públicas municipais abertos à comunidade, garantindo a transversalidade com a saúde, segurança, tecnologia e expressões artísticas e outros.
3- Desenvolver parcerias entre comunidade e governo municipal para o desenvolvimento de produções culturais.
4- Incentivo, manutenção e recuperação das manifestações culturais locais.
Eixo 3 - CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
1 - Criação de um Centro Cultural com implantação do Museu de Artes Plásticas, cinema, salas de espetáculos, salas de aulas de musicas, circense, danças, cantos, pintura, artesanatos, congressos e etc.
2 – Criar um projeto utilizando a linha ferroviária já existente para implantar uma linha Turística com a rota Aguaí – Poços de Caldas, criando “agregando” a esta rota o evento gastronômico Café com Leite que representa os Estados de Minas e São Paulo.
3 - Fazer um levantamento do todas as cachoeiras e demais recursos naturais no município e sobre as diversidades da fauna e flora existentes no entorno, criar roteiros ecologicamente correto para o acesso a cada uma delas com a finalidade de criar uma ação cultural construtiva e continuada estimulando a consciência da riqueza do município e da importância para o planeta a sua preservação, contribuir para a formação de um cidadão completo, ativo e ciente de seu papel social . Fomentar o turismo sustentável, através do ecoturismo, em áreas com grande riqueza natural, mostrando a fundamental importância para a preservação do meio ambiente natural e sócio-cultural de uma região.
4 - Fazer um estudo multidisciplinar do Parque Interlagos entre os profissionais das áreas de: Cultural, Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Engenharia, permitindo dessa forma o melhor aproveitamento de todos os espaços de forma consciente e sustentável. Serão estudados as propostas de implantação das atividades relacionadas abaixo:
Área Cultural: Criar pavilhões destinados a: feiras de artesanato, apresentações musicais, danças, manifestações populares etc.
Criar um evento destinado a crianças com periodicidade semanal (todos os domingos) exemplo: “domingo no Parque” onde as crianças terão um espaço e ao mesmo tempo fomentar o comercio ambulante .
Área Esporte: Pista de ciclismo e atletismo, caiaques, quadras esportivas, academias ao ar livre.
Meio Ambiente: Levantamento da fauna e flora da região, agregar novas espécies dando preferência as que estão correndo risco de extinção, utilizar a área para educação ambiental através de parcerias com as escolas.
Engenharia: Responsável por todo levantamento topográfico da área e desenhos dos projetos a serem inseridos.
Turismo: Adequar todo o conteúdo exposto acima as normas do turismo. normas do turismo.
Eixo 4 - CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
1 - Lei de Incentivo Municipal à Cultura que disponibiliza 2% dos tributos municipais à Cultura.
2 - Formação de entidades que trabalhem com Economia Solidária Cultural; Criação do Fundo Municipal de Cultura.
3 -Capacitação dos diversos setores da cultura para viabilização econômica da atividade.
4 – criação da Sinalização dos pontos turísticos e culturais, festa agrícolas junto com a revitalização da cooperativa dos produtores, que representa o município.
Eixo 5 - GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA
1 - Sistemas de Informações e Indicadores Culturais.
2 – Criação de leis junto ao Sistema Municipal de Cultura, que protejam os projetos públicos de cultura estabelecidas para sua perpetuação.
3 – Criação do Conselho de Cultura.
4 – Criação de um convênio com a secretaria de Cultura do estado de São Paulo junto a Prefeitura e a Comunidade local.
NOMES DOS DELEGADOS ELEITOS
Gabriel Costal Gomes da Silva
Ronessandro Capati Magalhães
Gisele M. Milanez Ziane Abreu
Fernando Francisco Germano
Sergio Luiz da Silva
Flávia Verdade Mamede
DELEGADOS SUPLENTES
Douglas Luiz da Silva Santos
Ricardo Bianchi Spina
José Benedito Alvez Pires
Ivan Periotto Ribeiro
Ademar José Vital da Silva
Raquel Conde dos Santos Marin
Nenhum comentário:
Postar um comentário