Pontos MIS (Museu da Imagem e Som) levam curtas de animação dos anos 80 para municípios do interior do Estado de São Paulo e serão exibidos no Centro Cultural Biblioteca de Aguaí no dia 14 e 15 de Dezembro 2011.
O mês de dezembro foi escolhido para inaugurar o programa Ponto Mis, que nasceu com o objetivo de promover a formação de público e a circulação de obras do cinema nacional pelo Estado de São Paulo. Assim, entre os dias 12 e 18, uma programação que conta com 5 curtas de animação vai invadir os espaços culturais de 30 cidades do interior e litoral paulista.
Levar a programação do MIS para outros centros é uma das principais linhas de atuação da atual gestão do Museu. “Buscamos estabelecer parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado, levando, assim, ações do MIS a lugares sem a mesma infraestrutura”, explica André Sturm, diretor executivo da Instituição.
Realizado e organizado em uma parceria feita pelo MIS, Instituição da Secretaria do Estado da Cultura, com prefeituras municipais, a ação começa com um programação que conta com grandes curtas-metragens de animação premiados no Brasil e no exterior.
“São filmes originais, divertidos e que agradam a todos os públicos e que, sobretudo, quase ninguém tem acesso de outra maneira. Assim, estamos muito animados com este início e preparando programas muito interessantes para o próximo ano”, conclui Sturm.
Confira a programação:
Frankenstein Punk dia 14/12/2011 às 19h30min (dir. Cao Hamburger | Eliana Fonseca, Brasil, 1986, 12 min)
Melhor filme pelo Júri Popular do Festival de Gramado (1986) e pelo International Short Film Festival Oberhausen (1987), a animação aborda a trajetória de Frank, uma criatura gerada por meio das experiências do Dr. Sinistrus que nasceu ao som da música "Singing In The Rain" e vive uma saga em busca de sua felicidade.
Bammersach dia 14/12 2011 às 19h50min (dir. Ana Mara Abreu | Michael Ruman, Brasil, 1984, 9min)
No meio da noite, nasce Bammerbaby, uma criatura verde que rasteja pela calçada. Por alguns instantes, a personagem fica observando suas unhas que nascem e seus dentes que crescem. Então, transforma-se em Bammerteen, assumindo formas e personalidades diferentes. A nimação recebeu, em 1984, o prêmio de melhor filme pelo Júri Oficial e Popular do Festival Nacional de Cinema de Caxambu.
Antes do Galo Cantar dia 14/12/2011 as 20:00 (dir. Bruno de André, Brasil, 1986, 13 min)
Durante o dia, os coloridos bonecos de pichação que habitam os muros de São Paulo se destacam em meio aos cinzentos tons urbanos. Durante a noite, no entanto, ganham vida e experimentam uma série de aventuras pela cidade, mas precisam voltar a seus próprios muros antes do nascer do sol. Ganhou o Prêmio Estímulo de Curta-Metragem da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (1984).
The MASP Movie – O Filme do MASP dia 15/12/2011 as 19h30min (dir. Hamilton Zini Jr. | Salvador Messina | Sylvio Pinheiro, Brasil, 1986, 9 min)
O Filme do MASP recebeu, no ano de sua estreia, os prêmios de Melhor Curta de Animação no Jornada da Bahia, pelo Júri Oficial e Popular e, também, o Prêmio Especial e Troféu Macunaíma, todos do Rio Cine. A animação conta o dia em que o MASP, conhecido museu de São Paulo, se enfurece com um grupo de turistas, cria vida e sai para um catastrófico passeio pela cidade.
Tzubra Tzuma dia 15/12/2011 as 19:40 (dir. Flávio del Carlo, Brasil, 1983, 13 min)
A animação conta como foi a viagem de um casal de astronautas em uma nave em formato de pássaro, que sobrevoou vários lugares de crenças e religiões diferentes, foi parar do outro lado do universo e pousou no planeta Bitinique. Recebeu os prêmios de Melhor Filme no Festival de Gramado e o Troféu de Bronze no Festival Internacional de Curta-Metragem de Múrcia, Espanha, ambos em 1983.
Informaçoes: 19 3562-6062 ou 3652 4211
Classificação etária livre
Ingresso gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário